AOFA presente na Assembleia da República na Conferência "As Forças Armadas e as Missões de Interesse Público"

A Conferência foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Ferro Rodrigues e contou com a presença dos Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Defesa, Deputados de todos os Grupos Parlamentares, Chefias Militares, Embaixadores, Associações Profissionais de Militares (AOFA, ANS e AP) e de um conjunto muito alargado de Oficiais Generais, Almirantes, Oficiais Superiores e Capitães dos três Ramos das Forças Armadas bem como de representantes da GNR e da PSP.

Do Programa (em anexo) fizeram parte diversas intervenções, todas interessantes e complementares, que viriam a originar um debate importante sobre a temática em apreço.

Realce especial para a presença e intervenção do General Miguel Alcañiz Comas, Comandante de La Unidad Militar de Emergencias de España que de uma forma simples mas completa e bem elucidativa apresentou o panorama que se vive em Espanha, realidade absolutamente incomparável, pela positiva, da que se vive no nosso País, aliás bem comprovada pela eficácia no terreno que ficou demonstrada no ano transacto no apoio a Portugal por altura dos trágicos incêndios florestais com que se confrontou o nosso País.

A sensação com que se fica é que em Portugal, por todas as razões bem conhecidas de insuficiências financeiras, logísticas e de pessoal com que se debatem as Forças Armadas, "tudo está por fazer" e dificilmente poderemos nos próximos (muitos) anos, mantendo-se as opções políticas das últimas décadas, fugir ao "destino" de, também nestas áreas vitais, depender fortemente de terceiros para a resolução dos problemas graves com que nos possamos vir a debater.

Feitos os diagnósticos e definidas que estão as possíveis soluções resta aguardar pela vontade política e consequentes (cada vez mais urgentes) investimentos.

Voltar


@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.