AOFA visitou oficialmente o HFAR

A visita oficial decorreu entre as 9h30 e as 15h30 e foi composta por 4 (quatro) momentos :

  1. Reunião com o Diretor do HFAR, o Brigadeiro-General António Lopes Tomé e com o Diretor Clínico Adjunto, o Capitão de Fragata João Vieira Branco
  2. Apresentação do HFAR (Características, Potencialidades e Dificuldades) por parte do Diretor do HFAR
  3. Almoço com a Direção do HFAR
  4. Visita Completa a todos os Serviços do HFAR, incluindo, entre muitos outros, Internamento de Cirurgia, Internamento de Medicina, Hemodiálise, Medicina Nuclear, Pavilhão da Psiquiatria, Urgência, Serviço de Observação e Cuidados Intensivos.

Esta visita, que a Direção da AOFA classifica como muitíssimo importante e profícua, decorreu sob um espírito bilateral de grande cooperação, abertura, frontalidade e, naturalmente, cordialidade e teve como grande objectivo permitir um conhecimento detalhado de todas as capacidades e valências do HFAR mas igualmente das dificuldades existentes, anseios e expectativas no curto e médio prazo.

Às inúmeras questões colocadas pela delegação da AOFA a Direção do HFAR respondeu sempre com um espírito colaborativo e de grande franqueza que importa enaltecer, tendo sido possível esclarecer, de forma muito satisfatória, todas as matérias em análise das quais se salientam as relacionadas com as capacidades e valências técnicas do HFAR, lacunas ainda existentes, dificuldades de recrutamento, gestão e retenção de pessoal de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares....), formas de financiamento, relacionamento com a ADM e Laboratório Militar, envolvimento colaborativo com o SNS, etc.

Por parte da AOFA podemos afirmar que foram cumpridos todos os objectivos a que nos propuzemos, tendo havido da parte da Direção do HFAR idêntico sentimento de que esta visita, certamente para repetir, se saldou por um importante sucesso.

Em causa e como sempre estiveram sempre subjacentes os superiores interesses da Família Militar numa área absolutamente central; A da Saúde Militar através de um dos seus pilares fundamentais como, de forma evidente, se configura o Hospital das Forças Armadas.

A AOFA reitera à Direção do HFAR os agradecimentos pela forma como foi demoradamente recebida, por todos os esclarecimentos, apresentação e visita proporcionados e expressa a todos os que no HFAR prestam serviço (Militares e Civis) as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Voltar


@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.